HEMODIÁLISE
HEMODIÁLISE
A hemodiálise é o processo de filtragem do sangue, processo que naturalmente é realizado pelos rins, mas que pode ser feito por uma máquina. Essa máquina limpa o sangue do paciente, fazendo o trabalho que o rim doente não consegue fazer. Esse processo serve para retirar do corpo resíduos que fazem mal a saúde, como excesso de sal e de líquidos. Também ajuda o corpo a manter em equilíbrio substâncias como ureia, creatina, sódio e potássio. Basicamente, uma máquina recebe o sangue do paciente por um cateter, que é um tubo, e depois esse sangue é impulsionado até o filtro de diálise. Nesse filtro, o sangue é exposto a uma solução, através de uma membrana semipermeável, que retira o excesso de líquido e de substâncias do sangue, que, já filtrado, é devolvido ao paciente pelo acesso vascular.
Um paciente precisa começar o processo de hemodiálise quando os rins não estão funcionando corretamente, a outra solução para este problema é um transplante, que é uma cirurgia complicada, cara, além da dificuldade de encontrar um doador.
A hemodiálise é indicada para pacientes que tem insuficiência renal aguda ou crônica, e estes precisam fazer cerca de três a quatro sessões semanais, durando até cinco horas cada sessão. Em alguns casos os rins param de funcionar por um curto período de tempo, e depois voltam normalmente, porém na maioria das vezes o paciente precisa fazer hemodiálise para o resto da vida ou até conseguir um transplante.
A vida de quem precisa da hemodiálise muda por completo, afinal é preciso passar boa parte da semana ligado à uma máquina, além disso a alimentação deve ser controlada, pois a hemodiálise não substitui a função dos rins completamente. Porém algumas pessoas que fazem hemodiálise conseguem trabalhar, em casos menos graves, e é possível realizar viagens, apesar de serem necessários alguns cuidados especiais.
Turma 2º ano 2018 - Ana Steffens, Paola Wallauer e Rafaela Penz.