METABOLISMO HUMANO - AMILASE SALIVAR
METABOLISMO HUMANO: Amilase salivar
As substâncias químicas e os nutrientes sofrem transformações no interior do nosso corpo o tempo todo e a esta ação dá-se o nome de metabolismo. É através destes processos que é produzida energia para manter o corpo funcionando.
No sistema digestório além do canal alimentar, são encontradas glândulas acessórias que secretam os sucos digestivos até o canal, dentre elas, as glândulas salivares, as quais são glândulas exócrinas responsáveis pela produção de saliva, fluído que possui funções digestivas, lubrificantes e protetoras.
A presença de alimento na boca estimula as mesmas a liberarem a saliva, que inicia a digestão química. A saliva apresenta duas enzimas, e uma delas é conhecida como amilase ou ptialina, que hidrolisa o amido (polímero de glicose das plantas). A amilase transforma parte do amido em maltose, quebrando suas grandes moléculas em menores.
A ptialina atua como um catalisador na hidrólise do amido, que o transforma em moléculas de açúcares mais simples. Uma vez no estômago, a ptialina deglutida juntamente com o alimento é automaticamente neutralizada pelo meio ácido do estômago.
Com o presente trabalho, realizamos uma experiência sobre a digestão do amido pela saliva, utilizando água, iodo e saliva. Com essa pesquisa, chegamos a conclusão que a amilase possui um papel importante na digestão, porém é uma enzima de ação menos significativa.
CURIOSIDADES:
A avaliação dos níveis séricos da amilase tem grande utilidade clínica no diagnóstico das doenças do pâncreas e de tumores.
Na pancreatite aguda, os níveis de amilase podem alcançar valores de quatro a seis vezes o limite superior de referência.
Trabalho
2º Ano-2018: Camila Boeira, Cecília Roessler, Leonardo Guimarães e Natália
Roque.