ENERGIA MECÂNICA

ENERGIA MECÂNICA NO DIA A DIA 


A energia mecânica pode ser definida como a capacidade de um corpo de produzir trabalho. Não pode ser criada nem destruída, apenas transformada, e sua unidade de medida no Sistema Internacional de Medidas (SI) é o joule (J). A energia mecânica total é dada pela soma das energias cinética e potencial, esta última podendo ser gravitacional ou elástica. 

A energia cinética, na física, é a energia relacionada com o movimento de um corpo, como quando uma bola de futebol é chutada e adquire velocidade. Já a energia potencial gravitacional está relacionada a um corpo em função da posição que ele ocupa. Esta é a forma de energia que ocorre quando a mesma está armazenada em um corpo e pode se manifestar a qualquer momento. Um exemplo é quando um objeto é arremessado de determinada altura. 

A energia potencial elástica está presente em molas e elásticos. Quando comprimimos ou esticamos uma mola, por exemplo, ela possui energia elástica armazenada. Um exemplo deste tipo de energia é o estilingue, que possui energia elástica quando seu elástico é esticado. 

Curiosidade: um ótimo exemplo de transformação de energia potencial gravitacional para energia cinética é um skatista em uma pista de skate. Quando parado acima da pista, o corpo possui energia gravitacional armazenada e energia cinética nula. A medida que desce a pista, a situação muda, diminuindo a energia potencial, até a mesma ser nula, e aumentando a energia cinética, como ilustra a imagem abaixo:


Trabalho 1º Ano-2018: Agnis Nicolacópolus dos Santos Soares, João Matheus Giehl, Leila Marina Müller. 

Postagens mais visitadas