Professor usa o exemplo de uma bicicleta:
A velocidade escalar é igual em 2 corpos unidos pela extremidade

O professor de física do curso PH, no Rio de Janeiro, Leonardo Gomes dá uma aula em vídeo sobre movimento circular uniforme. “Vamos abordar especificamente a transmissão de movimento que ocorre em uma bicicleta”, diz.

“Ao pedalar, aciona-se o movimento da coroa, que está ligada a uma corrente e à catraca. A velocidade da coroa tem que ser igual à da catraca, pois ela é igual à velocidade da corrente”, explica. “Essa transmissão ocorre pela extremidade, dessa forma, as velocidades sempre serão iguais”. 

Já a catraca e a roda traseira estão ligadas pelo centro e não ocorre escorregamento entre elas. “Ao completar uma volta da catraca, a roda traseira também completará uma volta, descrevendo o mesmo ângulo no mesmo tempo, então as velocidades angulares são iguais”.

"Em dois corpos ligados pela extremidade, a velocidade escalar é igual. Em dois corpos unidos pelo centro, a velocidade angular é a mesma"
Fonte: G1.globo.com



Curiosidade
            As bicicletas com marcha apresentam um conjunto de coroas dianteiras e de coroas traseiras com raios variados, podendo combiná-los livremente. Por exemplo, uma bicicleta que tenha 3 coroas dianteiras e 4 coroas traseiras terá 12 marchas. 3X4=12.

Grupo 1º Ano EM - turma 211- Ágata L. S. Siqueira, Camila A, Kraemer e Júlia M. Castelli


Postagens mais visitadas