GERAÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DE RESÍDUOS ORGÂNICOS


GERAÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DE RESÍDUOS ORGÂNICOS

Compostagem: É o processo de transformação de matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico (composto orgânico). É considerada uma espécie de reciclagem do lixo orgânico, pois o adubo gerado pode ser usado na agricultura ou em jardins e plantas.

Composteira: Método para reciclagem e reaproveitamento de resíduos, diminuindo o impacto ambiental causado pelos lixos. Uma ótima maneira de reduzir a poluição.

Como fazer:
- Em duas caixas faça pequenos furos no fundo para que tenha passagem para a umidade e tampe-as.
- Forre uma parte da caixa com folhas secas, coloque os alimentos orgânicos em cima das folhas e cubra com terra e minhocas, e por fim, o restante das folhas secas.
- Depois da montagem, coloque novamente todos esses materiais até preencher a caixa.
- Empilhe as três caixas e tampe. A vasilha furada deve ficar em cima, a cheia no meio e a sem furos embaixo, para armazenar o chorume (rico em nutrientes e serve para adubar plantas) gerado durante a compostagem. Basta borrifá-lo sobre as folhas a cada 20 dias.

Curiosidades:
- Quando procedemos com a compostagem estamos seguindo as regras da natureza e destinando corretamente nossos resíduos. A compostagem é uma alternativa para um meio ambiente mais limpo e renovado.
- Além de todos esses benefícios, ela é capaz de produzir uma pequena quantidade de energia, podendo ser aproveitada como energia elétrica em nossas casas.
- No Japão, 62% do lixo vira energia, na Suiça 59%, França 37%, no Brasil 0%.
- A cada 24 horas, o Brasil produz em média 240 mil toneladas de lixo e uma pessoa produz 1kg de lixo por dia.
Heloísa Bellenzier, Manoela Moura e Nicóli Soares - 3º ano EM - turma 231

Comentários

Postagens mais visitadas