FUNÇÕES INORGÂNICAS NO DIA A DIA


Qual é a importância das funções inorgânicas no nosso dia a dia?


As funções inorgânicas são os grupos de compostos inorgânicos que apresentam características semelhantes. Os compostos inorgânicos são aqueles que não formados de átomos de carbono, tal como os compostos orgânicos. 

Ácidos 
Em nosso cotidiano, muitas vezes ouvimos falar sobre ácidos. O limão e o vinagre que utilizamos para temperar saladas são exemplos de ácidos. Além disso, o suco gástrico presente em nosso estômago possui ácido clorídrico, que auxilia na digestão de alguns alimentos. Algumas peculiaridades que, juntas, caracterizam os ácidos: geralmente apresentam sabor azedo, são bons condutores de corrente elétrica quando diluídos, quase todos solúveis em água, podem ser neutralizados na presença de uma base.

Curiosidade: Os ácidos e a formação da cárie

A estrutura do dente pode ser danificada por meio da cárie, que é uma doença infecciosa causada por bactérias. Essas bactérias produzem ácidos que provocam a desmineralização de alguns tecidos duros do dente. Esses ácidos, por sua vez, causam a descalcificação de algumas camadas do dente, o que resulta a formação da cárie. Os orifícios causados pela cárie podem se aprofundar até atingir a polpa do dente, caso a cárie não seja detida. Então, ocorrem inflamação e dor. Em fases mais avançadas, a cárie pode levar à destruição e a perda do dente. 


Bases 
Alguns medicamentos indicados para diminuir a acidez do estomago, como o Hidróxido de Magnésio ou Leite de Magnésia, são exemplos de base. As bases são compostos que em meio aquoso se dissociam liberando íons negativos (ânions) de hidroxila (OH-). Segundo Bronsted-Lowy, na é capaz de receber prótons H+. São propriedades das bases: sabor amargo ou adstringente, parcialmente solúveis, instabilidade quando aquecidas, condutividade elétrica, e podem ser neutralizados com ácidos. 

Sais
São compostos iônicos formados pela reação de neutralização de um ácido com uma base. Em um sal, a soma de cargas dos íons é igual à zero, ou seja, o número de cargas positivas é igual ao número de cargas negativas. Um sal bem conhecido no nosso dia a dia é o Cloreto de Sódio, o sal de cozinha, que possui fórmula NaCl. Além deste, outros sais também são bem conhecidos, como o Cloreto de Magnésio (MgCl2), o Nitrato de sódio (NaNO3) e o Cloreto de Cálcio (CaCl2). Os sais são caracterizados pelo: sabor salgado, alguns solúveis e outros insolúveis em água, geralmente estão no estado sólido ou cristalino, apresentam temperatura de fusão e ebulição elevadas. 

Curiosidade: Solução de crimes através de sais 

Para solucionar crimes, os investigadores buscam encontrar impressões digitais deixadas no ambiente pelo suspeito. Elas são chamadas de “impressões latentes”, pois não é possível vê-las sem um tratamento específico. Quando tocamos objetos, deixamos várias substâncias neles, e uma delas é o Cloreto de Sódio (NaCl), expelido por meio do suor. Para encontrar essa impressão, os investigadores borrifamos os objetos que o suspeito tocou uma solução de Nitrato de Prata (AgNo3) que, ao entrar em contato com o Cloreto de Sódio, reagem formando o Cloreto de Prata (AgCl). O Cloreto de Prata é branco e, quando exposto à luz solar, revela as linhas da impressão digital do criminoso.


Óxidos 
São substâncias formadas por dois tipos de átomos, em que um deles é o oxigênio. O óxido de Cálcio (CaO), conhecido popularmente por cal virgem, gases como Dióxido de Enxofre (SO2), monóxido de Carbono (CO), entre outras substâncias, são exemplos de óxidos. São classificados de acordo com seu comportamento químico, principalmente ao reagir com água. 

Fonte: PIBID BIOLOGIA UEPG 

Trabalho 1º Ano-2018: Ana Carolina Silva, Ana Luiza Haeffner, Emilly de Oliveira e Maria Eduarda Lopes. 

Postagens mais visitadas