COMPREENDENDO A FOTOSSÍNTESE

FOTOSSÍNTESE


Para que uma planta ou árvore seja submetida à fotossíntese, ela necessita de folhas. As folhas contêm tudo que é necessário para absorver os raios do sol e permitir que a fotossíntese ocorra. As folhas são como painéis solares minúsculos, todos apontados para o sol, absorvendo a sua energia e convertendo-a para a alimentação prática para a planta. As folhas absorvem as matérias-primas necessárias para a fotossíntese, o dióxido de carbono e a água, e, após o processo de fotossíntese, os produtos da fotossíntese, açúcar (glucose) e oxigênio, são liberados através das folhas. 

A luz do sol é absorvida por pigmentos nas folhas chamados clorofila. A clorofila é a substância que pega a energia do sol e começa todo o processo de fotossíntese. Ela energiza os elétrons nas folhas usando comprimentos de onda específicos de luz do sol, permitindo a criação de glicose e oxigênio. 

A fotossíntese ocorre em etapas. A água é recolhida a partir das raízes e transferida através da planta para as folhas. Ao mesmo tempo, as folhas absorvem o dióxido de carbono da atmosfera. Na etapa seguinte, as folhas capturam os raios do sol através dos pigmentos de clorofila e armazenam a energia para uso posterior. Com o tempo, o processo de fotossíntese converte a água em hidrogênio e oxigênio. O hidrogênio é usado como alimento para a planta e o oxigênio é liberado para a atmosfera através das folhas.


Turma 1º Ano-2018: Vinícius F. Rodighero, Guilherme G. Foltz, Felipe E. Estery, Wiliam G. dos Santos. 


Postagens mais visitadas