A VISÃO E A ÓPTICA

Óptica é a parte da Física responsável pelo estudo da luz e dos fenômenos associados a ela. Como a luz apresenta comportamento dual, podendo ser considerada como onda ou partícula, os estudos da Óptica dividem-se em duas partes: 

Óptica física – quando se considera a natureza ondulatória da luz; 
Óptica geométrica – quando a luz é considerada uma partícula e seus estudos são feitos a partir do conceito de raios de luz, conferindo um modelo geométrico para a luz. 



Definições importantes da Óptica Geométrica: 


Como o foco deste texto é apenas a Óptica Geométrica, antes de conhecermos seus princípios, vejamos algumas definições importantes: 

Os raios de luz são segmentos de reta que representam a direção e o sentido de propagação da luz. Eles podem ser emitidos por dois tipos de fonte: 

       - Fontes primárias: que emitem luz própria, como o sol, a chama de uma vela ou uma lâmpada; 
        - Fontes secundárias: que refletem a luz que recebem de uma fonte primária, como a lua que reflete a luz que recebe do sol, ou um livro, que só pode ser visto se refletir a luz que recebe de uma lâmpada. 

As fontes luminosas também podem ser classificadas em relação à sua dimensão: 

         - Fontes extensas: quando possuem dimensões consideráveis se comparadas às dimensões do objeto a ser iluminado. Por exemplo: uma lâmpada acesa perto de um livro; 
          - Fontes pontuais: se as dimensões da fonte de luz forem consideradas desprezíveis em relação ao objeto a ser iluminado. 

Um conjunto de raios de luz constitui um feixe de luz. A luz emitida por uma fonte pontual propaga-se em todas as direções, sendo assim, ele é denominado feixe divergente de raios de luz. Quando os raios são paralelos, como no caso da luz emitida por uma lanterna, dizemos que o feixe de luz é convergente. 


Princípios da Óptica Geométrica 


Existem três princípios adotados pela Óptica Geométrica para explicar os fenômenos luminosos. 

O primeiro é denominado Princípio da Propagação Retilínea da Luz e afirma que: 
“Em meios homogêneos e transparentes, a luz propaga-se em linha reta.” 
Esse princípio explica vários fenômenos, como a semelhança geométrica entre a sombra e o objeto que a produz, além da formação de penumbra e dos eclipses. 

O segundo princípio da Óptica Geométrica é o da independência dos raios luminosos, que tem o seguinte enunciado: 
“Quando dois ou mais feixes de luz se cruzam, um não altera a propagação do outro.” 

Por fim, o terceiro princípio, que é o da reversibilidade dos raios luminosos: 
“A trajetória seguida pela luz independe do seu sentido de propagação.” 

A Óptica Geométrica é responsável pelo estudo de vários conceitos físicos, entre eles a formação de sombra, penumbra e eclipse; a reflexão e a refração da luz, bem como a formação da imagem em espelhos, nas lentes e nos instrumentos ópticos.






CURIOSIDADES 

Em algum momento você já deve ter se deparado com alguma foto ou imagem de uma ilusão de óptica. Ela mexe bastante com nosso inconsciente, pois muitas vezes ficamos por algum tempo sem saber o que está ocorrendo. 

Damos o nome de ilusão de óptica às ilusões que enganam o nosso sistema visual. A ilusão faz com que enxerguemos qualquer coisa que não esteja presente ou faz com que enxerguemos imagens de uma forma errada. 

A imagem de um objeto, transmitida pela visão ao cérebro, é decodificada e interpretada. Porém, em determinadas condições, essa interpretação pode ser errônea, pois temos certa dificuldade em comparar ângulos, comprimentos e distâncias. A essa interpretação errônea do que vemos damos o nome de ilusão de óptica. 


Por que temos Ilusões de óticas? 


As ilusões de ótica não são problemas em seus olhos, são apenas enganos de sua mente. A luz que entra pelo olho leva informações ao cérebro. O cérebro interpreta os dados e usa a memória para entender a imagem. 
No caso das ilusões, o conteúdo das imagens força o cérebro a interpretações erradas, embaralhando cores e fazendo com que a pessoa veja pontos determinados. O cérebro tenta corrigir os problemas que ele interpreta. Isso faz com que efeitos estranhos surjam na visualização. 



TURMA 2º ANO - 2018 - LAURA RODRIGUES, BRUNA DE OLIVEIRA,LEONARDO DE PAULA E ESTER FAGUNDES

Postagens mais visitadas