Hipovitaminoses



Hipovitaminoses

A hipovitaminose é a falta de qualquer uma das vitaminas. Essa deficiência pode ser causada pela má alimentação, ou por outros tipos de problemas de saúde.
Existem duas classificações para as hipovitaminoses: a hipovitaminose primária é de decorrência da insuficiência de ingestão das vitaminas, que provém da má alimentação. A outra é a hipovitaminose secundária, que é decorrente de outros problemas de saúde que dificulta essa absorção das vitaminas, que também está associada à vida que o indivíduo leva, como consumo em excesso de álcool.
A primeira doença relacionada à falta de vitaminas foi o escorbuto. Que está associada à vitamina C. Escorbuto é mais conhecido popularmente como “A doença dos Marinheiros”, era chamada assim por causa das mortes causada pelo escorbuto em grandes partes das tripulações dos navios.



Vitamina C
A vitamina C não pode ser produzida pelo corpo humano, por esse motivo, nós devemos consumir certa quantidade para que não haja problemas mais graves. 
Sintomas: cansaço, sangramento e inchaço das gengivas, dor nas articulações, manchas roxas na pele, perda dos dentes, dificultação no processo de cicatrização das feridas.
Tratamento: consumir alimentos ricos em vitamina C, além da ingestão de suplementos da mesma.

Vitamina A
Não é muito comum a falta dessa vitamina, mas pode acontecer quando não ingerimos a quantidade suficiente dessa vitamina, ou, quando se tem problemas de fígado ou problemas de absorção dessa vitamina.
Sintomas: gripes e resfriados mais constantes, problemas nos olhos, falta de apetite, pele e boca seca, dores de cabeça.
Tratamento: o tratamento geralmente é feito com suplementação de vitamina A todos os dias. Mas cuidado, isso deve ser feito apenas com instruções de um médico ou nutricionista.

Vitamina D

Além da redução de ingestão de vitamina D, a falta dessa vitamina pode se dar também a insuficiência de exposição ao sol.
Sintomas: dor nos ossos e fraquezas musculares, problemas cardiovasculares, câncer ou asma severa em crianças.
Tratamento: aumentar a ingestão dessa vitamina, suplementação e também aumentar a exposição ao sol nas horas seguras.

Vitamina K
Sendo mais frequente em bebês, por déficit de transmissão dessa vitamina pela placenta, redução de vitamina K pelo leite materno ou prematuridade do fígado. E geralmente acontece em adultos por problemas como, o alcoolismo, antibióticos ou por má absorção dessa vitamina pelo organismo.
Sintomas: problemas na coagulação do sangue, sangramentos frequentes, e manchas roxas na pele.
Tratamento: aumentar a ingestão de alimentos que contém vitamina K, e a suplementação dessa vitamina acompanhada por um médico ou nutricionista.

Vitaminas do complexo B
A falta dessa vitamina acontece especialmente em vegetarianos, e em casos de anorexia, que é a redução acentuada na ingestão de quase todos os alimentos. Sendo as principais do complexo B a B1, B6 e B12.
B1- Sintomas: mais conhecida como beribéri, a falta dela pode causar hipertireoidismo, cansaço excessivo, retenção de líquidos ou falta de memória, palpitações cardíacas.
Tratamento: é utilizada suplementação pelo menos durante  6 meses, recomenda-se fazer alterações na alimentação.
B6-Sintomas: é muito importante para o sistema nervoso, sua falta pode causar confusão, depressão, baixa na imunidade, anemia.
Tratamento: suplementação, além de alimentos ricos na vitamina.
B12-Sintomas: cansaço excessivo, perda de peso, falta de equilíbrio, feridas na boca.
Tratamento: aumentar o consumo dessa vitamina, em casos de vegetarianos pode-se fazer injeções dessa vitamina.


Grupo - 1º Ano Ensino Médio - Biologia
Gregori Weber, Lauro Queiroz, Ruan dos Santos e Vinícius Rauber. 

Postagens mais visitadas